Educação Católica

Porque uma Educação Católica?

Para quem não está familiarizado com um Colégio Confessional Católico, um dos primeiros questionamentos levantados é sobre o ensino. Só se ensina religião? É um centro catequético? Estes são alguns dos questionamentos mais comuns.

Em um Colégio Confessional Católico, o objetivo é formar o aluno intelectualmente, espiritualmente e humanamente.

Tudo é feito de forma que, em tudo os alunos possam contemplar a Deus: na matemática, português, história, geografia, ciências, inglês, educação física, em toda brincadeira, em toda convivência, a todo momento.

Vejamos abaixo alguns trechos dos documentos da Santa Igreja a respeito da educação:

• “É portanto da máxima importância não errar na educação, como não errar na direção para o fim ultimo com o qual está conexa intima e necessariamente toda a obra da educação. Na verdade, consistindo a educação essencialmente na formação do homem como ele deve ser e portar-se, nesta vida terrena, em ordem a alcançar o fim sublime para que foi criado, é claro que, assim como não se pode dar verdadeira educação sem que esta seja ordenada para o fim último, assim na ordem atual da Providencia, isto é, depois que Deus se nos revelou no Seu Filho Unigênito que é o único « caminho, verdade e vida », não pode dar-se educação adequada e perfeita senão a cristã.(Divini Illius Magistri, Carta Encíclida de Pio XI)

• … é proibida aos jovens católicos a frequência de escolas acatólicas, neutras ou mistas, isto é, daquelas que são abertas indiferentemente para católicos e não católicos…” (Divini Illius Magistri, Carta Encíclida de Pio XI)

• “E não pode admitir-se para os católicos a escola mista (pior se única e obrigatória para todos), na qual, dando-se-lhes em separado a instrução religiosa, eles recebem o resto do ensino em comum com os alunos não católicos de professores acatólicos. Pois que uma escola não se torna conforme aos direitos da Igreja e da família cristã e digna da frequência dos alunos católicos, pelo simples fato de que nela se ministra a instrução religiosa, e muitas vezes com bastante parcimônia”. (Divini Illius Magistri, Carta Encíclida de Pio XI)

• “Daqui resulta precisamente que a escola chamada neutra ou laica, donde é excluída a religião, é contrária aos princípios fundamentais da educação. De resto uma tal escola é praticamente impossível, porque de fato torna-se irreligiosa”. (Divini Illius Magistri, Carta Encíclida de Pio XI)

• “Para este efeito é indispensável que todo o ensino e toda a organização da escola: mestres, programas, livros, em todas as disciplinas, sejam regidos pelo espírito cristão, sob a direção e vigilância maternal da Igreja católica, de modo que a Religião seja verdadeiramente fundamento e coroa de toda a instrução, em todos os graus… “ (Divini Illius Magistri, Carta Encíclida de Pio XI)

• E aos pais católicos recorda o dever de confiarem os seus filhos, quando e onde puderem às escolas católicas, de as sustentarem segundo as suas forças e de colaborarem com elas para bem dos próprios filhos (Gravissimum Educationis – Sobre A Educação Cristã)

Referências: